quarta-feira, 9 de abril de 2008

MOVIOLA: cinema + música + aperitivos

Projeto que une cinema, música e diversão tem lançamento no Cine Brasília no dia 18 de abril, sexta-feira.

“Brasília: cidade que nasceu sendo filmada.” - Vladimir Carvalho

Para comemorar os 48 anos da cidade, nada melhor que uma celebração no Cine Brasília. Construído no mesmo ano de inauguração da capital a partir de projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, o Cine Brasília é um importante cenário e personagem do cinema não só para a cidade como para o Brasil. Com programação alternativa ao circuito comercial, o espaço resiste como o grande cinema no DF. Na perspectiva de valorizar a proposta alternativa do Cine Brasília e de celebrar a sétima arte de forma coletiva, surge o MOVIOLA.

A primeira edição, no próximo dia 18 de abril, será dedicada ao aniversário da cidade, com entrada franca. O MOVIOLA pretende unir cinema, música e diversão. A programação contará com três momentos: exibição do DVD Festival de Brasília: 40 anos em 10 curtas, projeção de curtas brasilienses em 35 mm e música com outras atrações no hall, após a exibição.

A iniciativa foi consolidada a partir da ação conjunta entre pessoas que são apaixonadas e trabalham com cinema. Desta parceria, sem fins lucrativos, nasceu o coletivo MOVIOLA. A proposta é movimentar o Cine Brasília durante todo o ano, em edições periódicas, propiciando o encontro de pessoas e a participação coletiva de artistas, realizadores e produtores culturais da cidade.


Cinema

* DVD Festival de Brasília: 40 anos em 10 curtas – Coordenação geral: Ana Arruda e Alexandre Costa.

O DVD conta com 10 curtas-metragens premiados ao longo dos 40 anos do Festival de Cinema de Brasília, sendo 2 filmes representativos por década, escolhidos pela curadoria formada por Vladimir Carvalho, Sérgio Moriconi e Fernando Adolfo. Foram distribuídos mais de 1.000 DVDs para circuitos alternativos de difusão em todo o país.

“O objetivo do projeto do DVD é tornar esses filmes acessíveis ao público por meio de uma distribuição nacional, para preservarmos e colocarmos os filmes nas telas” comenta Ana Arruda, idealizadora do projeto.

“O lançamento oficial aconteceu no 40º Festival em 2007. Depois realizamos exibições gratuitas em Ceilândia e Águas Lindas, além de várias sessões que estão acontecendo em outras cidades. Essa exibição no Moviola será especial, vamos celebrar o Festival de Brasília fora de época, ainda mais na própria casa que é o Cine Brasília”, comemora a produtora.

* Mostra de curtas brasilienses – Realização: ABCV (Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo)

A produção cinematográfica brasiliense é uma das mais ativas do país, colocando no circuito cerca de 18 filmes por ano, entre curtas e longas. Mesmo sem contar com um edital de incentivo, estes filmes vêm sendo premiados em dezenas de festivais nacionais e internacionais.

Pensando nisto, a ABCV - Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo - que este ano comemora 30 anos de existência, montou uma pequena mostra de curtas brasilienses em 35mm. São cinco filmes representativos da produção local que serão exibidos nesta primeira edição do MOVIOLA.

A idéia é tornar o evento mensal e fomentar a difusão do curta-metragem no Distrito Federal, ao lado de outras iniciativas como a Mostra Taguatinga e o Cine Gate´s.

Música e aperitivos

Brasília, como todo espaço urbano, está em constante mutação e construção. Numa perspectiva atual, o MOVIOLA busca unir as raízes culturais da cidade aos novos rumos do audiovisual. Tudo isso ligado ao que nos motiva: espaços públicos como forma de convívio social, cenários vivos para realização de nossa arte e cultura cotidianas.

“Temperamos com o que nos alimenta e dá prazer. A capital federal e sua diversidade, a cidade central, planalto de vibrações individuais e coletivas, de naturezas retorcidas, de contras e a favores, de poderes e cores. Uma capital de sentidos em asas, que tem que beber, comer, assistir, exibir, tocar, dançar, escrever, ativar, desligar, realizar, encontrar... morrer e viver em movimento. O Cine Brasília é o espaço de projeção da cidade” – comenta Juliana Lima, do Balaio Café - espaço cultural da cidade que conta com cineclube e realiza exposições de artes visuais, oficinas, espetáculos, sendo um dos apoiadores do evento.

O MOVIOLA conta com o apoio da Secretaria de Cultura do DF, ABCV (Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo), Balaio Café, Cult Vídeo, Gate´s Pub, Rádio Cultura FM e Kingdom Comics.

MOVIOLA:

cinema + música + aperitivos

Edição de lançamento

Dia: 18 de abril (sexta)

Hora: 20h00

Local: Cine Brasília

Entrada livre

Mais informações:

www.moviolabsb.blogspot.com

moviolabsb@gmail.com

Contatos MOVIOLA

DVD Festival de Brasília – Ana Arruda 9967-0579

Mostra de Curtas Brasilienses (ABCV): Jimi Figueiredo 8431-8181

Músicas e aperitivos: Balaio Café - Juliana Lima 3327-0732

Programação completa: www.moviolabsb.blogspot.com

Mais informações: moviolabsb@gmail.com

Nenhum comentário: